Gugugu-dadadá com as mãos – Ensinando linguagem dos sinais ao bebê

João, como absolutamente todos os bebês gênios que conheço (!!!), aprendeu a coreografia do pintinho amarelinho em um piscar de olhos. O mesmo aconteceu com a do jacaré, a da aranha e a do alecrim dourado. Um dia ele acordou dando tchauzinho. Outro mandando beijos. Simples assim.

Aí, de repente, me deu um estalo: se estes gestos são tão fáceis para ele, por que não ensinar algo que o ajude a se comunicar?

Tenho no celular um aplicativo chamado ASL Baby Sign and Learn, que encontrei xeretando na App Store. São bonequinhos que falam o nome das coisas em inglês e fazem os gestos correspondentes na linguagem dos sinais. É uma gracinha. Quando estamos sozinhos no carro e por alguma razão ele esgoela de forma incontrolável, uso o aplicativo para gerir a crise.

via: http://www.babysignandlearn.com/baby-sign-and-learn-asl-for-iphone-and-ipad

Então, aprendi alguns dos sinais e os mostrei para ele. Ele sabe “dizer” cama, escovar os dentes, de novo, comer, sorvete, trocar fraldas, lavar as mãos. E só não sabe mais ainda não ensinei.

Minha ideia inicial era que ele soubesse palavras e expressões que me auxiliassem a entendê-lo no dia-a-dia, como “água”,“cocô”, “xixi”. Na prática, vi que não é bem assim: alguns sinais são mais difíceis. O gesto para água, por exemplo, precisa que ele leve três dedos à boca. João ainda não tem coordenação motora para isso. Cocô e xixi não priorizei, pois, ainda que ele possa aprender os símbolos, não tem controle dos esfíncteres para avisar quando quer fazer.

Aqui em casa tem sido uma experiência divertida e bacana. Ele fica orgulhosíssimo quando consegue se fazer entender: bate palmas, faz carinhas, uma festa danada. É mais uma coisa que estamos aprendendo juntos.

Tem coisa melhor que aprender com os filhos?

Ps1: não tenho a menor dúvida que bebês não devem ficar expostos a TV, celulares e tablets. Pesquisas da Sociedade Americana de Pediatria já comprovaram que estas tecnologias prejudicam a cognição das crianças pequenas. Uso o aplicativo para eu aprender os sinais. João só é exposto a eles, por pouquíssimo tempo, para que não nos envolvamos em um acidente de carro.

Ps2: o que ele chama de “sorvete” é fruta processada no mixer, coada e congelada na forminha de picolé. Ele AMA!!!

Esta entrada foi publicada em Brincadeiras, Educação com as etiquetas , , . ligação permanente.

6 respostas a Gugugu-dadadá com as mãos – Ensinando linguagem dos sinais ao bebê

  1. Gabi, aqui em casa Sophia fala o alfabeto, 0 a 10, algumas cores e animais somente em inglês. Ela mesma abre o app do YouTube e vê vídeos educativos e como um esta relacionando ao outro ela fica passeando entre eles. Além dos Apps neste seguimento. Vou baixar mais este.🙂

  2. Mariana diz:

    Amei, Gabi! Inspiradora, como sempre.. Bjos nesse fofo comunicador

  3. Que máximo! E Gabi, se o gesto é difícil, inventa outro mais facinho.😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s