Por que levar um bebê a Cuba?

Fiz trabalho voluntário em Cuba na adolescência e foi um tempo de aprendizado fenomenal. Posso dizer, sem nenhum exagero, que mudou a minha vida. Se qualquer tipo de intercâmbio já mexe com quem viaja, imagina um país de estrutura social c-o-m-p-l-e-t-a-m-e-n-t-e diferente da nossa.

Trabalhei na lavoura de mandioca e laranja (juuuro!), ouvi umas 300.000 palestras (comunista estuda prá caramba), conheci gente de toda a América Latina. Voltei fascinada pelo povo cubano, que, com todas as dificuldades (e…uff! são muitas!), consegue pensar coletivamente. A lógica é mais ou menos é a seguinte: ninguém tem muito, mas a ninguém falta tudo.

Bem, eu poderia ficar horas falando da música, do rum, do bloqueio econômico e patati-patatá, mas o negócio deste blog é blábláblá de mãe para mãe. Então, o post é para responder uma pergunta que me fizeram muitas vezes, estes dias: por que levar o João para Cuba, principalmente numa data tão especial, como o seu primeiro aniversário?

Este questionamento foi bom, pois me fez refletir sobre as minhas razões ocultas. Eu não sabia disso quando marquei a viagem, mas acho que queria um marco. Uma carta de intenções dos meus desejos para o meu filho, um norte que lhe desse dicas sobre a pessoa que quero que ele seja. Quero que ele seja diferente. Que pense no outro, que procure ser justo, que acredite em um mundo melhor. Que faça um mundo melhor todos os dias, menos individualista, menos consumista. Cuba é um bom lugar para aprender isso, minha gente, pois, onde todo mundo tem poucas coisas, o que as pessoas são tem mais valor.

É óbvio que João não teve um workshop de socialismo com um ano. Provavelmente ele nem vai se lembrar dos carros antigos, das senhorinhas com flores na cabeça, dos muros pintados com slogans do regime. Ele não provou o sorvete da Copélia, o mojito da Bodeguita, nem o daiquiri da Floridita, mas vou contar para ele. Vou contar, que “era uma vez, um lugar, onde as pessoas achavam que todos eram iguais, ainda que diferentes…”

Umas fotinhas, para dividir com vocês as nossas lindezas:

Cuba dez 2012 156Cuba dez 2012 290Cuba dez 2012 314Cuba dez 2012 021Cuba dez 2012 429Cuba dez 2012 378Cuba dez 2012 357Cuba dez 2012 346Cuba dez 2012 342

Sonha, sonha, meu amor...

Sonha, sonha, meu amor…

 

Esta entrada foi publicada em Lembranças, Viagens. ligação permanente.

12 respostas a Por que levar um bebê a Cuba?

  1. Sarah diz:

    Que esse menino se torne tudo o que sonha (e que eu sonho junto).
    Que esse marco, de fato o marque.

    E escrevo isso com os olhos marejados, quase não conseguindo enxergar o que escrevo.

  2. Ana Sílvia diz:

  3. Por que? Porque você queria e pronto! Tenho certeza que ele aproveitou muito, e deve ter se desenvolvido demais nessa viagem, mesmo q não venha a se lembrar depois.
    Eh certo que eu vou viajar muito com meu baby!🙂
    Adorei as fotos. Cuba ta na lista.

    • Viajar com bebê é uma delícia! João já foi a Salvador, Vitória, Buenos Aires, Paris, Berlim… Nasceu mochilinha!
      Amei a sua lista de coisas a fazer antes de engravidar: dia destes vou passar lá no A Louca para te dar umas outras dicas – coisas que penso: por que não fiz antes de ter o João, meu deus!! rsrsrsr

  4. Nossa, só cresce minha admiração por você! João sortudo de ter pais tão sensíveis, antenados!

  5. Alexandre Pimenta da Rocha diz:

    Princesa fiquei emocionado lendo o post!! Sonhei com este viagem desde o dia que te conheci. Você é a cara de Cuba!! João sempre se recordará dos dias que ficamos juntos o dia todo!!!

  6. Malisa diz:

    Vale chorar? Tomara que sim. Só agora li este post. Por isso que amo essa família.❤

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s