Lá vem o sol – tudo que você precisa saber sobre filtro solar, antes de passá-lo no seu bebê!

Antes de ter o João, achava que filtro solar era sempre bom. Esta foi uma das certezas que a maternidade me tirou.

Quando ele tinha acabado de completar cinco meses fomos passar uns dias na Bahia, e, como tinha teve muita dermatite quando nasceu (um dia conto este caso), eu o levava a uma dermo-pediatra. Ela me explicou direitinho como estes produtos funcionam e me ensinou a diferença entre eles. É isso que quero compartilhar com vocês.

Os filtros solares podem ser físicos ou químicos. Os primeiros não são absorvidos pela pele, apenas formam uma barreira que reflete a luz solar. Sabe a pasta d’água que sua mãe usava em você quando criança – claro que a sua mãe, super phyna, nuuunca fez isso! ;)? O princípio é o mesmo. A ideia é fazer uma “capa” na pele, por isso este tipo de filtro é difícil de espalhar, é melado e branquinho. Quando ficamos esfregando o bebê para deixar tudo “bem passadinho”, transparente, estamos fazendo bobagem! #quemnunca?

Os filtros químicos, por sua vez, são formados por substâncias orgânicas, que são ser absorvidas pela pele e degradam a radiação ultravioleta, tornando-a menos nociva para o nosso organismo. Podem ter diversos princípios ativos, mas, em geral, são bem mais alergênicos.

Há produtos no mercado que mesclam as barreiras física e química.

Até os seis meses, os bebês devem passar longe de qualquer filtro solar, independente da sua composição. Nenhuma forma é segura para a sua pele delicada.

Após esta idade, os filtros devem ser físicos. Ainda assim, é aconselhável fazer um teste de alergia, aplicando um pouquinho na dobra do cotovelo e deixando 24 horas, antes de passar no corpo todo.

Bebês não devem ficar expostos ao sol. O ideal é sombra, chapéu, camiseta e muita hidratação.

Nestas férias, em Cuba, conhecemos muitos canadenses. Para nós, brasileiros-pouca-roupa, é inimaginável, mas eles levam os bebês à praia completamente vestidos com roupinhas de neoprene, tipo as de mergulho. Achei interessante, mas só de ver sinto calor. Vocês encarariam?

Imagem

Esta entrada foi publicada em Roupichas, Viagens com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a Lá vem o sol – tudo que você precisa saber sobre filtro solar, antes de passá-lo no seu bebê!

  1. É verdade. Só dava canadense vestido dos pés a cabeça!!

  2. Mariana diz:

    Olha, confesso que até hoje não havia observado isso.. Mas como o protetor dele acabou, e o verão chegou cheio de piscina e mar, hoje comprei o primeiro protetor físico!! Na embalagem do banana não tinha nada falando se era físico ou químico..
    O cheirinho é ótimo, vamos experimentar! Bjos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s