‘Bora doar leite??

Meu afilhado B. (que já apareceu aqui) nasceu na terça-feira e estou tendo a chance de corujá-lo mmmmuuuiiitooo, pois sua família está hospedada na minha casa #alocadobebêpira. Agora mesmo estou escrevendo para vocês com ele no colo (ahhhhhhhhh!!!!!!), enquanto sua mãe toma banho. Ninguém a avisou para ter cuidado com a Nazaré!

Imagem

O cheirinho de recém nascido em casa me faz voltar às conversas sobre amamentação, descida de leite, livre demanda, ingurgitamento e demais papos “lácteos”. Lembrei de uma coisa que queria compartilhar com vocês.

Tive muito leite e grande desejo de doar. Cheguei a ir à Maternidade Odete Valadares com um potinho de café solúvel, mas fui inabilitada por ter recebido transfusão de sangue há menos de cinco anos. Fiquei chateada, pois sei o quanto a doação é importante.

Qualquer quantidade de leite pode mudar a vida de um bebezinho. Há prematuros que conseguem ingerir apenas 3 ou 4 ml por mamada e não podem contar com suas mães, seja porque elas morreram, têm doenças transmissíveis pelo leite ou tomam remédios fortes. Você não precisa ter a produção da Parmalat para doar. Qualquer quantidade que exceda a necessidade do seu bebê já é importante.

Em Belo Horizonte, as Maternidades Odete Valadares e Sofia Feldman têm bancos de leite. Uma enfermeira vai até você te ensinar como ordenhar, coletar e armazenar. Depois, passam semanalmente na sua casa para buscar a doação (!). Um serviço finíssimo, realizado com toda dedicação e eficiência pelas funcionárias do SUS.

Quem quiser maiores informações, pode consultar o site do Ministério da Saúde, que é super didático.

Vamos colocar as Medelas para funcionar, mulherada!!!

Esta entrada foi publicada em Comidinhas com as etiquetas . ligação permanente.

7 respostas a ‘Bora doar leite??

  1. Erica de Castro diz:

    Doei leite para o banco do odete por 2 meses e foi isso mesmo: não tinha uma produção tão grande assim, mas já tinha o hábito de ordenhar. Cada vidro que eu enchi me encheu de orgulho! Muito bom pensar que com um ato tão simples podemos ajudar tanto!

  2. Ana Carolina Magalhães diz:

    Apesar da gulodisse da Ana Laura, consegui doar por uns 4 meses. o meu congelador mais parecia uma filial do Odete. Recebi a instrução inicial da funcionária do banco para não usar a bomba mas acabei desobedecendo. Quem tem uma Medela em casa acaba viciado, a minha era “meu cachorro de madame“ qualquer tempinho que eu tinha em casa ou trabalho fazia meu estoque e separava o do banco. As vezes conseguia mandar 2 a 3 vidros, a Ana Laura tem muitos irmãos de leite por aí.

  3. Alexandre Pimenta da Rocha diz:

    Gabi achou que poderia doar. Mas na hora h… Uma pena, vez que achei ótima idéia!!

  4. Katia, da Maria Carolina e da sementinha diz:

    Amei doar leite…

    me sentia super poderosa! Vai entender?!
    Tenho várias fotos daqueles vidrões cheios à espera do pessoal do banco de leite, até com uma régua ao lado pra confirmar o volume (#aengenheiraneurótica)

    Analisando a trajetória de amamentação da Maria Carol (que desmamou(?) há um mês, com 1a6m, e já me preparando para a próxima aventura, eu comprovo que amamentar é sem dúvida, uma das coisas mais importantes que a gente faz como mãe… claro que tem o valor nutritivo, mas mais pelo emocional, sabe? A entrega de você parar tudo e estar ali com seu bebê naquele momento.Mamadeira, qualquer um pode oferecer…

    E se seu corpo é abençoado pra produzir mais do que seu bebê precisa, é também prova de amor reservar alguns momentos para aquele bebê que você nem conhece, mas que com certeza tem uma mãe que está sofrendo muito por não ter a mesma sorte e produção que você!

    Beijos, minha querida Gabis…
    minha emoção de grávida está a mil esses dias🙂

Deixe uma Resposta

